quinta-feira, 7 de junho de 2007

Você conhece a Maria?

Recentemente ( não me recordo quando ao certo) foi aprovada a Lei contra Violência Doméstica e Familiar. Esta leva este nome em homenagem à Maria da Penha Maia. Uma mulher vibrante que ressurgiu das cinzas para ser um marco na luta contra essa causa.
Foi o assunto no morro na ocasião. O comentário era claro na maioria da comunidade:
- Até que enfim esse governo deu uma dentro, disse Laurin, que acabou revelando que no seu caso ela prefere resolver sozinha:
-Comigo é bateu, levou!
Fui trabalhar pensando nisso!
Abri o jornal, como já é de costume, e desembrulhei a maçã que estava em minha bolsa, que de tantas idas e vindas, ou eu a comia ou ela lá apodreceria.
Coloquei meus pensamentos de lado. Me concentrei em ler a matéria de Uélinton, aquele que queimou a mulher por que não queria se separar. Perguntado se ele não temia as consequências do seu ato ele foi enfático em dizer que com a nova lei ele iria preso de qualquer jeito então resolveu matar de uma vez.
Que horror!
A afirmação foi capa dos principais jornais da cidade e a revelação abriu parênteses para outra realidade gritante em nossa sociedade. A desinformação.
Sabe-se da lei, mas poucos explicam a quem ela defende e quais foram os motivos que levaram a sua aprovação.( fora os óbvios, claro)
O aumento da criminalidade doméstica e familiar é absurdamente crescente!
Mas a desinformação para com essa e todas as leis perante o cidadão ainda são uma incógnita.
Passei as mãos nos cabelos e os prendi em um coque. Teclei em um desses sites de busca e comecei a analisar vários casos de violência dentro de casa. Li vários depoimentos minuciosamente como quem procura um furo, um lead. A pergunta que ainda continuou sem resposta após minha busca foi:
- E se na maioria dos casos de crimes familiares, os agressores pensam como Uélinton?
Conclui: Precisamos sempre nos informar... enquanto pessoas...enquanto cidadãos.

Um comentário:

Antonieta de Barros disse...

Interessante.

Acho que a palavra deve ser educação.

Não só de escolas. Escolas é um grande passo. Mas de qualidade em educação. O resto é consequência.
Tendo um bom aprendizado, não só de abc e 1+1=2, mas um aprendizado de verdade, o informar, respeitar, votar, outros tantos "...ar" é consquência.

Axé.